Os Caça-Fantasmas

caçafantasmas

Os-Caça-FantasmasCom certeza, Os Caça-Fantasmas (1984) é um dos filmes mais marcantes da vida de muitos nerds e filmeiros veteranos (inclusive deste que vos fala). Dirigido pelo diretor Ivan Reitman e escrito pelos atores Dan Aykroyd e Harold Ramis (que mais tarde tornar-se-ia o diretor da excelente comédia “Endiabrado”), esta comédia criou uma verdadeira legião de fã-clubes pelo mundo todo.

Com uma história bem divertida, em clima de sobrenatural e as excelentes atuações de Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Sigourney “Ripley” Weaver e Rick Moranis, o filme dos caçadores de fantasmas mais invejados do mundo do entretenimento, arrecadou mais de 220 milhões de dólares, tornando-o na época um dos mais lucrativos filmes de comédia.

ghostbustersPara quem não é deste planeta, o filme conta a estória de Peter Venkman, Egon Spengler e Ray Stantz, três professores de parapsicologia e ciências, que após serem expulsos por uma universidade de Nova Iorque, com suspeita de charlatanismo, montam um negócio de outro mundo: perseguir e capturar fantasmas que atormentam as pessoas. O negócio ia bem até que conhecem a atraente Dana Barrett, com sua geladeira demoníaca, transformada em uma grande passagem de antigas forças do mal.

A música hit “Ghostbusters”, de Ray Parker Jr., tornou-se uma das principais referências do filme, ficando em primeiro lugar na Billboard nos anos 80, ajudando ainda mais no marketing.

Ray Parker Jr

Além da música, da ótima história e da química dos atores, os excêntricos equipamentos também contribuíram para o sucesso do filme, como as mochilas de prótons, as armadilhas para capturar os fantasmas e o famoso Ecto-1, o veículo dos intrépidos heróis, que cortava a cidade de Nova Iorque com sua sirene inconfundível.

Os Caça-Fantasmas 2Mas nem tudo foram flores. Em 1989, foi lançada a fraquíssima sequência “Os Caça-Fantasmas 2”. O filme até que teve uma boa receptividade pelos fãs saudosos, que na verdade queriam um pouco mais da magia do primeiro, mas se decepcionaram com uma continuação fraca em roteiro e criatividade. Destino bem diferente do desenho animado Os “verdadeiros” Caça Fantasmas, lançado em 1986, que teve sete temporadas de estórias ricas e interessantes, dignas de uma verdadeira continuidade (com destaque para o episódio que mostra o que aconteceu logo depois do primeiro filme). O termo “verdadeiro” do título foi adicionado devido à uma briga judicial, entre a Filmation e a  Sony Pictures, com outro desenho da época, conhecido aqui no Brasil como Os Fantasmas, que era baseado na série homônima dos anos 70, chamada Trio Calafrio.

ghostbusters13Aqui no Brasil, as dublagens do filme e do desenho mantiveram-se com as excelentes vozes de Jorge Barcellos (Egon), Flávio Dias (Ray), Antônio Moreno (Winston), Ézio Ramos (Peter), Márcia Gomes (Janine) e Sônia Perez (Geléia), fortalecendo e conquistando ainda mais adeptos.

Uma segunda versão do desenho animado, lançada em 1997, com o título Os “Novos” Caça-Fantasmas, teve uma péssima repercussão e durou apenas uma temporada.

Especula-se uma nova sequencia a ser realizada nos próximos anos, mas assim como Bill Murray (principal protagonista da franquia), muitos fãs estão desacreditados.

Bom, para você que já assistiu (assim como eu) inúmeras vezes Os Caça-Fantasmas, vale a pena ver novamente. E para aqueles que nunca assistiram (sabe-se lá porquê…), vale a pena deixar alguns critérios de lado e se divertir. Palavra de filmeiro!

1 comentário para Os Caça-Fantasmas

  • jeane  Diga :

    adooooooorei ….. excelente esse site …… muito bom mesmo …. parabéns!!!!!

Deixe uma resposta...