Um Visionário que não Perdeu a Visão

Ridley Scott

ridley-scott-two-2011-a-pDesde garoto eu já era um “fominha” assumido por filmes e trailers (Sim! São dois momentos singelos na sala do cinema) e me lembro que antes do início de Tubarão de Steven Spielberg eu me deparei com um trailer de ficção perturbador que me deixou muito curioso chamado Alien – O 8º Passageiro (1979). Aquelas cenas com gritos, turbinas, sirenes, gases, luzes, explosões, gato e calcinha, seguidas repentinamente por um silêncio inusitado, representado apenas por uma minúscula nave vagando sozinha no universo, acompanhado pela frase: “Seu grito não será ouvido no espaço” me deixaram perplexo.

Quando estreou nos cinemas eu assisti várias vezes. E foi a partir de então que meus olhos se voltaram a Ridley Scott. Um diretor que quando entra em um projeto ele quer fazer bem feito, no melhor sentido da palavra. Em Alien, ele definiu maravilhosamente o estilo terror/ficção, com dosagem perfeita de mistério e suspense.
Ridley e Sigourney Weaver Ele também conseguiu extrair a melhor emoção de cada um dos atores que participaram do filme, prova disso foi a cena em que todos estão jantando. A maioria dos atores não sabia o que iria acontecer naquela cena. A expressão de pavor dos atores é inteiramente real. Esse é apenas um pequeno exemplo de como funciona a mente de um grande diretor como Ridley Scott.

O irmão mais velho do também diretor Tony Scott (O Último Boy Scott, Um tira da pesada 2, Chamas da Vingança, Dejá Vu), já foi dono de uma empresa de publicidade com seu irmão. Anos mais tarde tornaria-se diretor de uma série de TV britânica chamada Z Cars. Famoso por sua versatilidade em nunca repetir o mesmo estilo em seus filmes (como muitos diretores fazem), Ridley já dirigiu diversas obras-primas além de Alien, entre elas destacam-se o clássico cult Blade Runner (1982), A Lenda (1985), o excelente policial Chuva Negra (1989), Thelma e Louise (1991), Gladiador (2000), Falcão Negro em Perigo (2001), Hannibal (2001) e Robin Hood (2010).

Logo Ridley irá nos presentear com mais um grande sucesso… “Prometheus”, que após 25 anos volta ao gênero ficção/terror em um filme que seria o início de toda a saga Alien que ajudou a definir em 1979. E pelo trailer já deu pra notar que Ridley está de volta e a todo vapor!

S.C.

 

Deixe uma resposta...